
A partir da exposição VIDA E SEGREDO AURÉLIA DE SOUZA 1866-1922, patente no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) até 21 de maio, e como forma de evocar uma das mais marcantes mulheres do panorama artístico português, o MNSR promove um ciclo de conversas sobre o seu percurso. Os temas apresentados compreendem a autorrepresentação, a paisagem, a ilustração ou a fotografia, permitindo uma apresentação transversal e facetada da artista.

Na estreia do ciclo, a 23 de fevereiro (quinta-feira), o designer Luís Mendonça e a arqueóloga Rita Gaspar centram-se no contributo de Aurélia de Souza para uma área em particular: a ilustração. Não sendo um domínio de grande continuidade, a pintora produziu ilustrações para livros, revistas científicas e até para peças de mobiliário.
Nas sessões seguintes o curador e diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves Philippe Vergne, a comissária Maria João Lello Ortigão, o geógrafo e professor Álvaro Domingues e o investigador independente em História da Fotografia, curador e fotógrafo José Soudo são convidados para abordar, em conjunto com gestores de coleção do MNSR, outras facetas da artista.


Fotografias: Rui Pinheiro©MNSR
Museu Nacional Soares dos Reis
23 FEVEREIRO 18H00 ILUSTRAÇÃO NA OBRA DE AURÉLIA
30 MARÇO 18H00 MULHERES ARTISTAS
31 MARÇO 18H00 AURÉLIA E OS LIVROS
27 ABRIL 18H00 GEOGRAFIA E PAISAGEM
11 MAIO 18H00 A FOTOGRAFIA NA OBRA DE AURÉLIA DE SOUZA
Entrada gratuita