top of page

PAULO DE CARVALHO CONDECORADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA


Paulo de Carvalho foi condecorado com a Comenda da Ordem da Liberdade, pelas mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no passado dia 11 de abril.


A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da Civilização, em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade. Nome incontornável da música portuguesa das últimas décadas, Paulo de Carvalho já tinha sido condecorado com o grau de Oficial da Ordem da Liberdade, em 2009, pelo então Presidente da República.

O artista tem tido uma participação muito ativa na consolidação da democracia em Portugal. “E depois do Adeus”, a célebre canção cantada por Paulo de Carvalho, que serviu como primeira senha no 25 de Abril de 1974, na Revolução dos Cravos.


Paulo de Carvalho é autor de grandes êxitos, como E Depois do Adeus, Gostava de Vos Ver Aqui, Nini dos Meus Quinze Anos, Dez Anos, Prelúdio (Mãe Negra), Um Beijo à Lua, Os Meninos de Huambo, O Cacilheiro, Lisboa Menina e Moça, Os Putos, O Homem das Castanhas, entre outras.


Em 2009 foi considerado uma das melhores vozes portuguesas de sempre pela revista Blitz. Como intérprete já percorreu muitos caminhos e esteve em várias experiências, nomeadamente duas vezes vencedor no Festival da Canção da RTP (Portugal – 1974 e 1977) e participação em festivais na Bulgária, Polónia, Bélgica, Chile, Rio de Janeiro e Espanha.


Aos 30 anos de profissão é homenageado pela Casa da Imprensa na Grande Noite do Fado. Como autor-compositor tem mais de 300 canções escritas, compondo canções para muitos companheiros de profissão como Carlos do Carmo, Ricardo Ribeiro, Simone de Oliveira, Sara Tavares, Martinho da Vila, Anabela, Vasco Rafael, Lena D’Água e Mariza.

bottom of page