39° 36′ 2.86″ N, 9° 4′ 20.91″ W
Fotografia: Mário Galiano
Texto: Cristina Gomes
Situada a 100 km a norte de Lisboa, no litoral de Portugal, encontra-se a Nazaré. É uma vila com um carácter muito próprio, cujas tradições e costumes se mantém ainda muito enraizadas, onde os pescadores continuam a usar os seus trajes típicos da região e as mulheres as suas famosas “sete saias”.

Visitar a Nazaré é conhecer a sua história, as suas gentes, a sua gastronomia. É um local privilegiado para comer peixe fresco e marisco, acabado de sair do mar. Oferece um património arquitetónico invejável e vastas praias com areia fina e branca, que contrastam com o azul do mar.

Na Praia encontra-se o porto, e é onde se encontram os barcos de pesca. Uma grande quantidade do peixe aí pescado é vendido diretamente no mercado local, que constitui um local obrigatório para todos os que visitam esta vila piscatória.


Uma sugestão interessante nesta pequena vila pitoresca é perder-se pelas suas ruas estreitas, com as casas caiadas de branco, interagir com os seus simpáticos habitantes e absorver toda a beleza natural que ela oferece. A Nazaré foi durante décadas, e permanece nos dias de hoje, inspiração para artistas de todo o mundo.
O Sítio da Nazaré é um lugar de peregrinação religiosa desde o século XII e onde se pode apreciar uma magnifica panorâmica do mar, no Miradouro do Suberco. Na Pederneira, outro dos bairros típicos da região, situada no cimo de um penhasco, pode-se visitar a igreja da Misericórdia, contemplar os antigos Paços do Concelho e o simbólico Pelourinho, tudo isto acompanhado de umas vistas exuberantes.

Devido às suas ondas gigantes, a Nazaré entrou no roteiro dos mais destemidos amantes de surf e de bodyboard. Hoje em dia, viajantes de todo o Mundo acorrem às praias da Nazaré, que se afirma, cada vez mais, como um importante destino a
nível internacional.
