top of page

DUBLIN

53°20′52″N 6°15′35″W

Fotografia: Madalena Cruchinho

Texto: Cristina Gomes

Dublin é a capital da Irlanda. É uma cidade jovem e alegre, onde existe uma energia vigorante e dinâmica, graças às lojas, às galerias de arte, aos parques verdejantes, aos teatros e cafés. E aos pubs, evidentemente, que são a verdadeira imagem de marca da Irlanda.

Quem passeia pela cidade tem ofertas para todos os gostos. Apesar da sua pequena dimensão, encontram-se em Dublin elementos de modernidade e design e uma parte histórica encantadora. Para quem gosta de ir às compras a Garfton street é o local ideal . Uma visita pela fábrica de cerveja, a Guiness Storehouse não pode faltar a quem visita a Cidade.

Os pubs fazem parte da cultura irlandesa, são o local de excelência onde as pessoas se encontram para ouvir uma boa música e pôr a conversa em dia, apreciando uma pint de Guiness ou um copo de Paddy ou Jameson.

A zona do Temple Bar, uma das mais antigas da cidade, é o bairro cultural onde tudo acontece. Foi onde os Vikings se instalaram no século IX, mantendo até hoje os vestígios arquitetónicos dessa época. Para além do artesanato que se mistura com o design, os espetáculos de rua, bares e coffee shops tornam este bairro numa referência da cidade. É igualmente aqui que se encontra um dos mais antigos teatros da Europa, o Smock Alley.


Dublin respira cultura, sendo berço de grandes nomes da literatura mundial, como James Joyce ou Orcar Wilde, que contribuem para o ambiente romântico e bucólico que envolve a capital irlandesa.


Os irlandeses são fãs incondicionais da sua capital. A sua população é maioritariamente jovem, é um povo simpático, bem humorado e bastante acolhedor.



bottom of page