top of page

ART FOR UBI

Institute of Radical Imagination

Enquanto a elite financeira continua a usar o mercado de arte como um porto seguro para ativos financeiros, a pandemia da Covid-19 evidenciou ainda mais a fragilidade e precariedade de trabalhadores do meio artístico em todo o mundo. Este contexto alimentou a discussão em torno do Universal Basic Income (Rendimento Básico Universal). O manifesto Art for UBI defende que esta medida é condição necessária para repensar um modelo económico ecologicamente extrativista, corrigir assimetrias de raça e género e mudar a atual estrutura neoliberal do mundo da arte.


O Rendimento Básico Universal pode ser visto como uma ferramenta para abrir novos espaços subjetivos, alternativa ao individualismo empreendedorista dominante, valorizando o comum e o cuidado. Escrito coletiva- mente no âmbito do Institute of Radical Imagination e editado por Marco Baravalle, Emanuele Braga e Gabriella Riccio, Art Form UBI (Manifesto) [Veneza, Bruno, 2022] contém contribuições de diversas artistas, teóricas e ativistas que abordam o RBI no quadro generalizado da precariedade do trabalho artístico, a procura de rendimentos nas lutas transfeministas e decoloniais, as práticas de mutualismo na cena artística independente, a relação entre finança, fabulação e criptofilosofia.


Teatro do Bairro Alto

29 junho

18h30


Entrada livre (sujeita a lotação) mediante levantamento prévio de bilhete a partir das 15h (máximo de 2 bilhetes por pessoa).

Sala Manuela Porto

Em inglês

Duração 2h



bottom of page